NOVO JETTA CHEGA AO BRASIL!

A Volkswagen está trazendo para o Brasil a nova geração do Jetta, um dos sedãs médios de maior sucesso em todo o mundo. Totalmente novo e projetado na Alemanha, o modelo é maior, mais confortável e esportivo e introduz uma nova plataforma, especialmente desenvolvida para ele.
Com o novo modelo, a Volkswagen espera ampliar e consolidar sua participação no Brasil no disputado segmento dos sedãs de porte médio. Entre os trunfos para o Novo Jetta atingir esse objetivo estão suas duas versões: a Highline, equipada com um conjunto motriz excepcional – motor 2.0 TSI com 200 cv e transmissão DSG com dupla embreagem e seis marchas –, a opção mais potente da categoria. A versão Comfortline conta com motor 2.0 Total Flex e transmissão automática de seis marchas ou manual de cinco.
O Novo Jetta é consideravelmente maior que seu antecessor, suas dimensões o colocam próximo ao segmento imediatamente superior. A distância entre-eixos de 2.651 mm e os 1.778 mm de largura possibilitaram uma grande ampliação do espaço interno, com ganho significativo para os passageiros de trás. Essas dimensões, juntamente com a bitola de 1.535 mm na dianteira e 1.532 mm na traseira, também contribuem para maior conforto de rodagem e estabilidade. O comprimento total, 4.644 mm, é o maior da categoria e o porta-malas oferece generosos 510 litros de espaço para bagagem.

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Design: a esportividade associada à elegância
Pleno de personalidade, o exterior do Novo Jetta reflete a nova linha global de estilo da marca Volkswagen e é marcado pelo equilíbrio dimensional trabalhado para dar ao carro aparência dinâmica, presença determinante e uma elegância que transcende o tempo.
A dianteira, extremamente importante na definição da personalidade de um automóvel, é caracterizada pela horizontalidade das linhas. A grade do radiador, em preto brilhante, combina com o grupo óptico trapezoidal, criando um conjunto estilístico único. Logo abaixo, o para-choque, pintado na cor da carroceria, com uma superfície limpa e esculturada. Mais abaixo, uma entrada de ar adicional e um aerofólio estilo "bandeja" – inspirado nos splitters usados em carros de competição – dão ao carro um ar definitivamente esportivo.
A porção superior da parte frontal mostra uma forte transição, desde o capô em forma de V até os paralamas. De acordo com o designer brasileiro José Pavone, que participou da criação do Novo Jetta, a transição nesta área dos "ombros" do carro foi tirada integralmente do carro conceito NCC (New Compact Coupé) e adiciona ao estilo dinamismo.
Visto de perfil, o carro se destaca exatamente pelos "ombros", batizados de tornado lines, e pela ênfase dada aos arcos das aberturas das rodas. Ambos unem os volumes maiores, definidos pelas grandes superfícies homogêneas, gerando uma forte impressão de dinamismo. Graças à generosidade das bitolas, há uma transição precisa para a moldura das rodas. O design dos retrovisores externos, com lanternas direcionais integradas, baseia-se no Passat CC.
Superfícies e transições harmônicas também dominam a aparência traseira do Novo Jetta, onde se destacam os elementos de iluminação. As lanternas traseiras são divididas em duas seções, estendendo-se nas laterais desde os para-lamas até a parte posterior do carro.
Interior: atenção aos detalhes
O design interno dos carros da Volkswagen tem como base algumas linhas-chaves: perfeição ergonômica e um claro e destacado nível de qualidade de execução e materiais. Seguindo esses princípios, o interior do Novo Jetta é inteiramente novo mas, de certa forma, parece bastante familiar aos usuários da marca.


O motorista irá se sentirá a vontade diante da bem estudada disposição dos instrumentos no painel, assim como dos comandos e dispositivos postos ao seu alcance no console central, de forma intuitiva e agradável. Cores equilibradas e materiais refinados dão ao Novo Jetta uma aparência com estilo fortemente europeu, em que cada detalhe tem extrema importância. Os passageiros também vão sentir a diferença: comparado a geração anterior, o espaço para as pernas no banco traseiro aumentou significativamente, proporcionando conforto superior à maioria dos carros da categoria.
As duas versões do Novo Jetta oferecidas no Brasil têm características próprias, voltadas para nosso mercado, onde o segmento dos sedãs médios atende consumidores sofisticados e exigentes. Vários detalhes diferem do modelo oferecido nos Estados Unidos como, por exemplo, as motorizações.
A Volkswagen dá muita importância ao interior de seus produtos, por entender que, no dia a dia, seus clientes e familiares despendem muito tempo em seus carros ao se deslocarem nas grandes cidades ou em viagens.

Por isso, toda a atenção é dada a cada detalhe, como pode ser conferido nos aros cromados dos instrumentos e nos controles. A paixão pela qualidade é percebida ao primeiro toque e não se desfaz ante uma observação mais acurada. Esse é um dos valores mais importantes da marca.
Mecânica um passo à frente: motor TSI com transmissão DSG
Entre as características que tornaram o Jetta um dos carros mais admirados e desejados do Brasil, sempre se destacou seu comportamento dinâmico. O Novo Jetta mantém esta tradição e chega com um conjunto mecânico alinhado com o que existe de mais moderno no mundo. O Jetta Highline vem equipado com o consagrado motor 2.0 TSI, com 200 cv e torque de 28,5 kgfm.
Este motor utiliza um turbocompressor, sistema de injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas varíavel, gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações. Ele é uma referência do conceito de downsizing (alta performance com baixa cilindrada e baixo consumo de combustível) e tem sido um dos motores mais premiados internacionalmente nos últimos anos por sua avançada tecnologia, desempenho, eficiência no consumo e baixo nível de emissões de CO2.
Para otimizar ainda mais a performance deste motor best in class (o mais potente da categoria), a Volkswagen equipou o Novo Jetta com a também extraordinária transmissão DSG, de dupla embreagem Tiptronic e seis marchas.

A configuração deste sistema faz com que execute trocas de marchas com muita rapidez e suavidade, sem interrupção de torque, de forma automática ou manual. A transmissão pode ser acionada manualmente através da alavanca posicionada no console ou pelas borboletas (shift paddles) posicionadas junto ao volante. O número de marchas (seis) também contribui com o desempenho, mantendo o motor sempre dentro da faixa de giros ideal para oferecer maior torque com menor consumo.
O resultado é sensível ao menor toque no acelerador: o Jetta Highline acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 238 km/h. Tudo isso com um consumo médio de 14, 8 km/l na estrada (referência NBR 7024).

TSI: muito além do turbo
TSI é a sigla para a tecnologia pioneira desenvolvida pela Volkswagen para motores de combustão. Ela combina injeção direta de combustível e sobrealimentação de ar em um motor compacto com potência comparável a unidades bem maiores (tendência conhecida como "downsizing").
Com a injeção direta, o combustível é injetado sob altíssima pressão (até 120 vezes a pressão atmosférica – o equivalente a 1.200 m embaixo d'água) diretamente na câmara de combustão, por meio de injetores especiais. Isto proporciona uma imediata e finíssima pulverização do combustível, cuja posterior combustão ocorre de forma completa (menos poluentes) e com baixas perdas (alto aproveitamento do calor gerado).
Além disso, devido ao resfriamento do cilindro causado pela evaporação do combustível, os motores TSI possuem menor tendência à detonação (batida de pino), permitindo utilizar maiores taxas de compressão, o que se traduz em mais potência e menor consumo.
A injeção direta impede que o combustível evapore antes da mistura ar-combustível entrar na câmara de combustão (aquele efeito que faz motores convencionais, transformados para utilizar gás natural, perderem um pouco de desempenho). Ou seja, há "espaço" para mais ar puro entrar no motor e ser misturado ao combustível, gerando ainda maior torque e potência.
Para aumentar ainda mais o fluxo de ar, os motores TSI dispõem de sobrealimentação, feita por meio de um ou mais turbocompressores. Longe de serem simples rodas d'água, eles funcionam de forma similar a turbinas aeronáuticas, só que com uma fonte de energia grátis: a pressão e a temperatura dos gases de escape, normalmente desperdiçados, movimentam pás altamente eficientes, para bombear mais ar para o motor.
A injeção direta, combinada com a sobrealimentação leva ao "downsizing": com menos cilindrada é possível obter o mesmo desempenho de grandes motores. Motores TSI são menores e, por isso, possuem ainda as vantagens adicionais do menor peso, menor atrito e maior adequação (layout) a uma boa aerodinâmica veicular, fator também importante para o consumo.
Como o torque máximo ocorre em baixa rotação, e é mantido por uma larga faixa de operação, os motores TSI proporcionam grande prazer ao dirigir. Esta tecnologia, combinada a um sofisticado sistema eletrônico de gerenciamento, é reconhecida na Europa pela excelente dirigibilidade, proporcionando acelerações suaves, porém rápidas, que garantem ultrapassagens seguras. Tudo isso aliado a um baixo consumo e baixas emissões de CO2 e de gases poluentes.
O Dr. Jens Hadler, diretor de Desenvolvimento de Powertrain da Volkswagen, resume: "os motores TSI demonstram a impressionante eficiência da baixa cilindrada, da injeção direta de combustível e da inteligente sobrealimentação, garantindo excepcional desempenho combinado com baixas emissões de poluentes e consumo de combustível – e tudo a um custo razoável."
Opção pela racionalidade: motor 2.0 Total Flex
Para equipar a versão Comfortline, que se caracteriza pela excelente relação custo-benefício, a Volkswagen optou pelo motor 2.0 Total Flex com 120 cv, totalmente ajustado para as condições brasileiras. Além da tecnologia Total Flex, que possibilita a utilização tanto de etanol como de gasolina, ou qualquer combinação dos dois combustíveis, ele oferece um excelente desempenho e conforto. Isso é obtido graças ao bom desempenho do novo sistema de coxinização do motor, que proporciona baixo nível de ruidos e vibrações.
O motor Total Flex é bastante conhecido por equipar também outros modelos da marca. Foi desenvolvido uma nova aplicação de software do sistema de injeção do Novo Jetta. O resultado é um motor com torque de até 180 Nm quando utilizado com E100, maior que o dos principais concorrentes, resultando em excelente dirigibilidade e conforto, principalmente no trânsito urbano.

O Jetta Comfortline pode ser equipado com a transmissão manual MQ250, de cinco marchas, ou, opcionalmente, com a transmissão automática AQ250 Tiptronic (segunda geração) de seis marchas, para maior conforto do motorista, especialmente no trânsito pesado das grandes cidades. Por ter seis marchas, a transmissão automática faz trocas com maior suavidade e possibilita melhor aproveitamento do motor, que trabalha sempre dentro de sua faixa de maior torque e menor consumo.
A transmissão AQ250 (segunda geração) foi desenvolvida para proporcionar menor consumo de combustível e emissão de poluentes. Isso foi obtido através de uma nova estratégia de bloqueio do conversor de torque para privilegiar a eficiência de transmissão de potência (com menos escorregamento e, portanto, melhor consumo de combustível), principalmente no trânsito urbano. Adicionalmente, novos rolamentos reduziram o atrito interno, colaborando no mesmo sentido. O condutor tem sempre a opção de assumir o comando da transmissão automática, realizando as trocas de marcha pela alavanca ou através das borboletas junto ao volante multifuncional.
Novo Jetta Highline – acima do segmento
A versão topo de linha do Novo Jetta se posiciona acima de tudo o que é oferecido no segmento de sedãs médios do mercado brasileiro. Além da mecânica de alta tecnologia, o carro vem equipado, de série, com o novo rádio MP3 touchscreen com Bluetooth, freios ABS, ASR, EDL e controle eletrônico de estabilidade ESP, rodas de liga com 17 polegadas, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, controle automático de velocidade (piloto automático), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular e sensor de chuva, função Coming & Leaving Home de acionamento dos faróis e bancos revestidos em couro.
O Highline conta também com seis airbags – dois dianteiros, dois laterais para os ocupantes da frente e dois do tipo cortina, que protegem a área das janelas laterais de todo o veículo. Para assegurar que os airbags serão acionados o mais rapidamente possível, o Novo Jetta tem um sistema especial de sensores para detectar a intensidade das colisões e ativar o equipamento. O dispositivo eletrônico, colocado no centro do compartimento de passageiros, avalia sinais de desaceleração de baixa frequência. Ao mesmo tempo, acelerômetros especialmente ajustados avaliam frequências médias ou na faixa audível. Esses sinais são gerados como ondas ao longo do carro quando as longarinas da frente sofrem uma rápida deformação, que se propagam em alta velocidade, tornando possível avaliar a severidade da colisão com muita rapidez.
Aços de alta resistência e enrijecidos também são parte da construção do novo Jetta. Esses materiais especiais ajudam a criar uma estrutura extremamente segura, ao mesmo tempo em que evitam que o peso aumente de forma considerável. A energia dos impactos é conduzida através da estrutura de acordo com o tipo de colisão, absorvendo uma parte da energia que, de outra forma, iria ser transmitida aos ocupantes do carro.
Jetta Comfortline – economia sem concessões
Os consumidores que procuram um sedã médio de alta classe, mas não abrem mão da racionalidade e da economia, irão encontrar uma opção ideal na versão Comfortline do Novo Jetta. Além da economia e conforto de rodagem proporcionados pelo motor 2.0 Total Flex, o modelo oferece de série uma variedade de equipamentos normalmente só encontrados em versões superiores da concorrência.
O Novo Jetta Comfortline vem equipado com rodas de liga leve com 16 polegadas e pneus 205/55 R16, limpadores de para-brisas com variação intermitente, além de para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. O carro também possui protetor de cárter, espelhos retrovisores com acionamento elétrico aquecidos e saída de escapamento dupla.
Entre os dispositivos de segurança, o Comfortline conta com três apoios de cabeça traseiros, freios ABS, ASR, EDL, airbags para o motorista e passageiro da frente com desativação para o lado do passageiro e airbags laterais nos bancos dianteiros.
Somam-se ainda o alarme antifurto, aviso sonoro de faróis ligados, sistema Isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças, aviso sonoro da não utilização dos cintos de segurança, cintos de segurança frontais com pré-tensionador e cinto de segurança de três pontos para o passageiro sentado ao centro do banco traseiro. O carro conta ainda com faróis com dupla parábola, faróis de neblina e os convenientes sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
FOTOS E MATERIA ; BLOG DA VOLKSWAGEN

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